Topo
Dibradoras

Dibradoras

Corinthians 'fura' CBF e divulga 4 convocadas para seleção antes de Pia

Renata Mendonça

17/09/2019 21h28

Foto: Reprodução

A CBF anunciou na última segunda-feira que haveria uma coletiva de imprensa nesta quinta (19/09) para a convocação das jogadoras que irão disputar dois amistosos com a seleção brasileira feminina nas datas Fifa de outubro – contra a Inglaterra no dia 5 e contra a Polônia no dia 8.

Mas na tarde desta terça-feira, o Corinthians divulgou oficialmente quatro nomes da lista de 23 jogadoras que será anunciada pela técnica Pia Sundhage daqui dois dias. Por meio de suas contas nas redes sociais, o clube alvinegro anunciou que a goleira Letícia Izidoro,  zagueira Erika, a lateral Tamires e a meio-campista Vic Albuquerque estariam convocadas para os próximos amistosos.

A reportagem apurou que a atitude do clube não agradou à CBF. Ao final do dia, o Corinthians chegou a divulgar uma nota oficial para esclarecer o ocorrido.

 

"A diretoria de Futebol Feminino do Sport Club Corinthians Paulista esclarece que, nesta terça-feira, recebeu a confirmação da convocação das quatro atletas do clube para amistosos da Seleção Brasileira no mês de outubro e, visando a promoção das atletas, bem como do time nacional, publicou a notícia, como costumeiramente faz.

Aos que se sentiram prejudicados, deixamos nossas sinceras desculpas e reiteramos nossa satisfação em, mais uma vez, ceder atletas para a Seleção Brasileira. O futebol feminino do Corinthians está sempre à disposição e na busca pela evolução da modalidade", dizia a nota.

 

Sequência de jogos

Corinthians e Ferroviária enfrentarão uma sequência intensa de jogos nas próximas semanas. Com as semifinais do Campeonato Paulista acontecendo entre os jogos das finais do Campeonato Brasileiro – ambas as equipes estão envolvidas nos confrontos -, serão quatro jogos em 10 dias. Com isso, a equipe alvinegra foi à CBF pedir a alteração das datas da decisão do torneio nacional.

A ideia do Corinthians era que os jogos que definirão o título – marcados para 22 e 29 de setembro – fossem adiados para novembro, depois da Libertadores. A CBF não acatou o pedido e confirmou, na noite de segunda-feira (16/09) as datas já previamente agendadas para as finais (a primeira em Araraquara, e a segunda em São Paulo).

Lista de convocação

Conforme manda o protocolo da Fifa, a CBF comunicou oficialmente nesta terça-feira os clubes que têm jogadoras convocadas para os amistosos – a regra exige essa comunicação 15 dias antes da data dos jogos.

Foto: Mowa Press

Em geral, a convocação acaba acontecendo exatamente com esse intervalo para evitar divulgações precipitadas. Desta vez, porém, a CBF acabou agendando a coletiva de Pia Sundhage para quinta-feira.

O Corinthians alega que apenas fez o que "costumeiramente faz" divulgando suas convocadas visando a "promoção das atletas e do time nacional".

As atletas do time alvinegro que foram convocadas não desfalcarão o time na Libertadores feminina – as jogadoras voltam direto para Quito, onde começarão a disputa do torneio no dia 11 de outubro.

 

Sobre as autoras

Renata Mendonça é jornalista, são-paulina, e apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Mais Dibradoras