Seleção feminina na TV aberta alcançou 32 mi; buscas no Google disparam
O Ibope finalmente divulgou os dados consolidados de audiência da estreia da seleção brasileira feminina contra a Jamaica no domingo. Foram duas TVs abertas transmitindo, além de um canal fechado, e milhões de brasileiros ligados no futebol das mulheres.
Somando os canais de TV aberta, o alcance medido pelo Ibope das transmissões da seleção feminina chegou a 32 milhões de pessoas. A Globo, que costuma marcar 10 pontos de audiência com o Esporte Espetacular aos domingos de manhã, desta vez chegou a bater os 20,2. Isso significa quase 20 milhões de pessoas assistindo ao jogo entre Brasil e Jamaica pela emissora.
+ O impacto da Copa feminina e da estreia do Brasil nas redes sociais
Para se ter ideia, o futebol às quartas-feiras na Globo costuma bater 20 e poucos pontos. Então esses números do futebol feminino foram considerados bastante expressivos pela emissora, que teve seu principal narrador, Galvão Bueno, no comando da transmissão. A novidade ficou por conta da presença de Ana Thais Matos nos comentários ao lado de Caio Ribeiro – ela foi a primeira mulher a comentar um jogo na Globo.
Na Band, a audiência também atingiu cerca de 1,3 milhão de pessoas. E no caso do Sportv, os números dobraram se comparados aos da transmissão da estreia do Brasil na última Copa do Mundo feminina em 2015. À época, o canal chegou a 0,82 na audiência, e desta vez, a partida que terminou em 3 a 0 diante da Jamaica somou 1,73 ponto.
São números que mostram otimismo para o futebol das mulheres, que por muitos anos ficou sem qualquer visibilidade na televisão e agora mostra seu potencial. Já na Olimpíada do Rio, a quarta maior audiência foi justamente um jogo da seleção feminina – aquele Brasil e Austrália das quartas-de-final que foi para os pênaltis. Agora, com a cobertura mais expressiva da Copa do Mundo feminina, a audiência também está mostrando que esse interesse pode ser maior.
As buscas do Google
Um outro indicativo que mostra o crescimento do interesse pelo futebol feminino está nas buscas do Google. No último domingo, dia da estreia da seleção brasileira, a atacante Cristiane fez três gols e resolveu a partida para a seleção brasileira. Isso fez com que a busca pelo nome dela no Google tivesse um aumento de 7.800% – cresceu oitenta vezes se comparado ao sábado, considerando a procura feita no site no Brasil.
Se considerarmos os dados globais dessa busca por Cristiane, no domingo o nome dela foi buscado 73 vezes mais do que no sábado. E isso se reflete também nas próprias redes sociais da jogadora. Entre os dias 7 e 10 de junho, conforme mostrou levantamento da Vert Inteligência Digital em parceria com a plataforma de monitoramento Stilingue, a atleta passou de 152.046 seguidores no Instagram para 410.359 fãs.
Já as principais perguntas feitas ao Google desde o fim do jogo da seleção brasileira feminina contra a Jamaica mostram o interesse das pessoas em saber mais sobre a história do futebol feminino no Brasil. A que mais apareceu foi "quando é o próximo jogo da seleção feminina", mas há um destaque também para:
– Quantas Copas tem a Seleção feminina de futebol?
– Quando começou o futebol feminino no Brasil?
– Quando surgiu o futebol feminino no Brasil?
É interessante notar também que houve um crescimento de interesse das pessoas nas buscas desde a abertura da Copa do Mundo feminina, na última sexta-feira. Algumas das perguntas que mais foram feitas no Google por esses dias relacionadas a esse assunto foram justamente sobre quando seria o jogo da seleção e que horas.
– A que horas é o jogo da Seleção Brasileira feminina?
– Que dia é o jogo da Seleção Brasileira feminina?
– Quando o brasil feminino vai jogar?
Mas as perguntas sobre a história do torneio também não deixaram de aparecer. Como o Mundial feminino é bem recente – começou a ser disputado oficialmente em 1991 -, e ele quase nunca teve visibilidade na mídia, poucas pessoas sabem o básico sobre ele. E é interessante ver que o fato de agora isso estar na TV tem despertado a curiosidade das pessoas sobre o tema. Essas foram algumas das principais buscas do Google sobre a Copa nos últimos dias:
– A Seleção Brasileira feminina tem o vice-campeonato da Copa do mundo de qual ano?
– Em que ano aconteceu a primeira edição oficial da Copa do mundo de futebol feminino?
– Em qual país acontece a Copa do mundo de Futebol Feminino de 2019?
– Em que ano aconteceu a primeira edição oficial da Copa do mundo de Futebol Feminino?
A Copa do Mundo feminina deste ano já dá mostras de que será mesmo um marco na modalidade. A audiência das TVs, a repercussão do assunto nas redes sociais e até mesmo as buscas do Google já evidenciam isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.