Topo

Dibradoras

Conquista histórica: time feminino do Boca Juniors jogará na Bombonera

Roberta Nina

20/02/2019 11h08

Montagem feita nas redes sociais para que as atletas pudessem jogar na Bombonera (Foto: Reprodução Twitter / Boca Futból Femenino)

Na última semana, um pedido tomou conta das redes sociais:  era a hashtag usada por torcedores, jornalistas e até mesmo pelas próprias atletas como um pedido para que o time feminino do Boca Juniors pudesse jogar no Estádio Alberto José Armando, mais conhecido como La Bombonera. 

O clube argentino entrou com um pedido oficial para que a partida do time feminino pudesse acontecer como uma preliminar do masculino, que enfrentará o San Lorenzo no dia 09 de março (sábado). O vice-presidente Rodolfo Ferrari levou a iniciativa em reuniões do Conselho e com a aprovação de vários líderes, o sonho das jogadoras se tornou realidade.

As jogadoras da equipe argentina enfrentarão o Lanús jogando em um dos estádios mais famosos do mundo. Apesar do feito não ser inédito – as mulheres já jogaram na Bombonera nas décadas de 80 e 90 – a conquista quebra um hiato de 20 anos e esta será a primeira vez que o futebol feminino argentino ocupará os gramados oficial do clube no século XXI.

Campanha ganhou força nas redes sociais 

Para que o pedido fosse atendido, diversas montagens das jogadoras atuando na Bombonera foram feitas: a foto oficial da equipe unida, a comemoração de um gol, o abraço das atletas, entre outras.

A jogadora Ruth Bravo Sarmiento, zagueira do Boca e da seleção argentina, também fez questão de divulgar seu desejo pelas redes sociais usando uma destas imagens: "Este é o meu sonho", escreveu como legenda em uma foto onde aparece comemorando um gol.

Hoje, as jogadoras do Boca Juniors comemoram o feito alcançado, mas é importante ressaltar que o futebol feminino argentino tem ganhado destaque negativamente nos últimos tempos. Já falamos sobre a história de Macarena Sanchez que processou a Federação e seu antigo clube, o UAI Urquiza pelos anos em que atuou como profissional e não foi valorizada. Depois de entrar na justiça contra a AFA e contra o clube, Maca tem recebido diversas ameaças de morte pelas redes sociais.

A seleção argentina também pediu para que fossem escutadas durante a Copa América de 2018, exigindo que a Federação olhasse para as atletas com mais respeito.

Manifestação da seleção argentina durante a Copa América (Foto: Divulgação)

Recentemente, o Manchester City chamou a atenção ao promover, no mesmo dia, os jogos do time masculino e do feminino que enfrentariam o mesmo adversário, o Chelsea. São exemplos como este, que valorizam a igualdade de oportunidades para ambos os gêneros, que as mulheres tanto pedem no futebol. 

Com essa conquista histórica da equipe feminina do Boca Juniors, é possível pensar em dias melhores e em quebrar o preconceito que ainda assola o futebol argentino. Esperamos que esta seja a primeira de muitas vezes que as Gladiadoras ocupem os gramados e que o exemplo sirva de inspiração para tantos outros clubes do país e também da América do Sul.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras