Topo

Dibradoras

Ceará investe na base feminina e conquista 1ª edição do estadual sub-20

Dibradoras

30/09/2019 19h41

(Foto: Ronaldo Oliveira)

Por Jessyka Freitas, de Fortaleza

O Ceará começou a investir no futebol feminino e, apesar de não ter conseguido o tão sonhado acesso para a série A1 do Brasileirão, segue firme o trabalho com a equipe montada para este ano. O Campeonato Cearense começará em outubro, e as jogadoras já têm um motivo para estarem empolgadas para esse novo desafio: no último domingo, elas conquistaram o título da primeira edição do Campeonato Cearense sub-20. 

Sobrando na competição, o Ceará alcançou sete vitórias em sete jogos disputados. A campanha conta com 29 gols marcados e apenas um sofrido. A invencibilidade das meninas é resultado do trabalho desempenhado pela comissão técnica, comandada por Sérgio Alves, mais conhecido na torcida alvinegra como o Carrasco.

A final aconteceu entre Ceará e Tianguá, na Vila Olímpica Elzir Cabral. As meninas do Vovô (como são conhecidas as jogadoras da equipe cearense) levantaram a taça depois de aplicarem uma goleada de 4×0 sobre as adversárias – Patrícia Kelly fez dois gols, Jussara fez mais um e Day fechou o placar na decisão. 

O comandante da equipe foi Sérgio, que é um ídolo alvinegro e um dos maiores artilheiros da história do Ceará. Como técnico, atuou nas equipes masculinas de Tiradentes e Caucaia, além das categorias de base do próprio Ceará.

Leia +: Após boa campanha na A2, Ceará seguirá investindo no futebol feminino

(Foto: Ronaldo Oliveira)

No futebol feminino, o treinador assumiu o time antes dos confrontos diante do Cruzeiro na Série A-2 do Brasileiro, por conta de um desentendimento do antigo técnico, Orlando Júnior, com a diretoria. Na ocasião, as Meninas do Vozão foram eliminadas.

"Agradeço a Deus por ter abençoado o nosso trabalho, também agradeço a todos da comissão e do apoio, diretoria, e lógico a todas garotas por entenderem e assimilarem a minha filosofia de trabalho. Juntos somos mais que vencedores", escreveu o treinador nas redes sociais após a conquista do título Sub-20.

Importância da competição

Chancelado pela CBF como Torneio de Desenvolvimento Feminino Sub-20, o campeonato estadual teve grande importância para a modalidade. Além de preparar e oportunizar jovens meninas para o profissional, a competição mostrou o bom nível técnico da base cearense.

Apesar de o Ceará ter vencido a competição com certa facilidade, o Tianguá foi a grata surpresa do torneio. Com pouco apoio, seja de empresas ou da prefeitura, a equipe do interior do estado conseguiu desbancar o Fortaleza na semifinal.

Além do próprio tricolor que voltou em 2019, a equipe de Verdes Mares mostrou que ainda pode evoluir. O Menina Olímpica e o São Gonçalo – que já conquistaram o estadual em outras épocas – estão remontando os seus projetos para se tornarem equipes mais competitivas.

Ainda na pegada de fortalecimento do futebol feminino cearense, a Federação liberou a entrada dos jogos de forma gratuita ou perante um quilo de alimento para a fomentação da categoria no Estado.

(Foto: Ronaldo Oliveira)

A torcida de ambas equipes compareceram na final, e o que mais chamou a atenção foi a quantidade de famílias que estava no estádio, torcendo ainda mais para a evolução do futebol feminino.

Ainda há muito o que ser feito e valorizado, mas aos poucos o Campeonato Cearense Feminino vai se expandindo e ganhando cada vez mais força.

"A gente fica feliz em fazer parte do clube nesse momento, nessa mudança, nesse trabalho que o Robinson (presidente do Ceará) tem dado pra gente a liberdade de trabalhar pinçando pessoas e profissionais que têm o comprometimento de trabalhar vestindo a camisa do clube e vem resultado, não tenha dúvida disso. Fizemos um bom papel no campeonato brasileiro (A2) e agora também com o sub-20. Vamos disputar agora o Cearense adulto e buscar o bicampeonato", declarou Eduardo Arruda, diretor administrativo do clube.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras