Topo

Dibradoras

Com mensagem do príncipe William, Inglaterra é convocada para a Copa

Roberta Nina

08/05/2019 12h16

Foto: Reprodução Twitter/Lionesses

 

Terceira colocada no ranking da Fifa e às vésperas de disputar sua quinta participação em Copas do Mundo, a Inglaterra divulgou nesta quarta-feira (08/05) a lista com o nome das 23 convocadas que representarão o país no Mundial da França, que acontecerá entre os dias 07 de junho e 07 de julho.

Mais do que revelar quais serão as jogadoras que buscarão o título inédito em menos de um mês, o anúncio do plantel comandado pelo técnico Phil Neville foi especial. Cada uma das jogadoras viu seu nome ser mencionado por personalidades do país.

Ex-atletas, jogadores e jogadoras, atrizes, apresentadores, cantoras e até mesmo o Duque de Cambridge deixaram mensagens para as escolhidas.

Emma Watson, atriz britânica que fez muito sucesso ao interpretar Hermione nos filmes da saga Harry Potter foi a responsável por anunciar a convocação de Demi Stokes, defensora da seleção desde 2014 e jogadora do Manchester City. 

David Beckham, ídolo da seleção e do Manchester United parabenizou a atacante Nikita Parris, que atua no Manchester City pela participação no Mundial.

Entre os atletas que defendem a seleção inglesa, Jordan Pickford (goleiro do Everton) e Raheem Sterling (jogador do Manchester City) também gravaram vídeos para Karen Bardsley (goleira do City que defende a seleção desde 2005) e Georgia Stanway (meio-campista também do City e novata no time inglês).

As ex-jogadoras da seleção Kelly Smith e Alex Scott também foram responsáveis por destacar a convocação de Beth Mead (atacante de 23 anos que defende o Arsenal) e a craque veterana Lucy Bronze, que defende o Lyon.

Mas o grande destaque foi ver a zagueira da equipe, Steph Houghton, ser anunciada por ninguém menos que o Príncipe William. O "anúncio real", como classificou o perfil da seleção inglesa no Twitter foi destinado para a capitã das Lionesses – como a seleção é popularmente conhecida – e jogadora do Manchester City.

No perfil oficial do Palácio de Kensington, a residência da família real, o Príncipe William deixou seus votos de parabéns e de boa sorte para a defensora. "Eu tenho o prazer de anunciar que a zagueira e capitã, Steph, estará no avião para França. Steph – parabéns. Eu sei que você e a equipe farão a nação orgulhosa. Boa sorte!"

A ação feita pela Federação Inglesa foi um golaço. Mobilizar personalidades do país para destacar as jogadoras e a principal competição do futebol feminino mundial ajuda muito a fortalecer a modalidade. E, se parar pra pensar, não é tão difícil de colocar em prática.

Contar com a participação de atletas e ex-atletas na ação, foi um gesto simples e bonito que conecta o passado com o presente e une as seleções masculinas e femininas em torno de uma só mensagem: motivar a seleção que representa a nação.

Na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, a Inglaterra também foi bem criativa ao revelar os convocados para o Mundial em um vídeo onde jovens meninos e meninas anunciavam os nomes dos jogadores. Ashley Young foi anunciando na linguagem dos sinas para surdos e mudos e um garotinho com Síndrome de Down foi o responsável por gritar o nome de Jesse Lingard e imitar uma de suas comemorações.

A equipe feminina da Inglaterra chega como uma das favoritas para a Copa do Mundo da França. As Lionesses estão no grupo D e estreiam no dia 09 de junho contra a Escócia. Na sequência, jogam contra a Argentina no dia 14 e Japão no dia 19 de junho.

Para fechar a convocação, ainda houve o lançamento oficial desse vídeo convocando a torcida inglesa para apoiar a seleção feminina: "Por que ter apenas uma Copa do Mundo se nós podemos ter duas?".

 

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras