Futebol feminino tem recorde histórico de público na Espanha
Não é de hoje que a Espanha tem investido no futebol feminino e, por consequência, o desenvolvimento da modalidade acontece a todo vapor. Prova disso foi o novo marco conquistado em uma partida de quartas-de-final de Copa do Rainha na última terça-feira (29/1) na partida entre Athletic Bilbao e Atlético de Madri. Quase 50 mil pessoas estiveram no estádio San Mamés na cidade de Bilbao para prestigiar a partida.
Para sermos mais precisas, 48.121 torcedores foram às arquibancadas para ver um jogo que sequer valia o título. O número é recorde para o futebol feminino da Espanha e também para o estádio San Mamés nesta temporada – o maior público até então era o da partida entre Athletic e Real Madrid, no masculino, com 46.684. Está, inclusive, entre as maiores marcas do futebol feminino de clubes no mundo todo, perdendo apenas entre os jogos mais recentes para o recorde mexicano em 2018, quando 51.211 foram à final do campeonato nacional para ver Monterrey x Tigres.
Um feito impressionante para um clube – e um país, em geral – que tem acumulado bons exemplos no futebol feminino. A vitória do Atlético de Madri por 2 a 0 foi só um detalhe perto do enorme feito que esse jogo representou. O Athletic Bilbao, inclusive, é um dos times que mais tem conseguido divulgar a modalidade e atrair público para o seu estádio. Na semana anterior, em uma partida pelo Campeonato Espanhol, o clube já havia tido 40 mil torcedores nas arquibancadas para ver as mulheres jogando.
O treinador do Athletic Bilbao ressaltou a importância desse recorde, apesar da derrota de sua equipe. "Estou muito orgulhoso do nosso time, da nossa camisa, da nossa torcida. O público respondeu de maneira fenomenal, foi uma pena a derrota por 2 a 0, que não refletiu o que se viu em campo", disse Joseba Agirre.
Já o comandante adversário destacou o mérito de sua equipe ao ter conseguido êxito no jogo, mesmo diante de tamanha torcida rival. "Esse é um recorde pra toda a vida. Não haveria melhor cenário para conseguir essa classificação. Tivemos muito mérito por termos conseguido ganhar do Athletic com quase 50 mil torcedores aqui, é algo novo para nós", afirmou à imprensa espanhola o técnico do Atlético de Madri, José Luis Sánchez Vera.
Para melhorar ainda mais o espetáculo que se viu na partida, o Athletic promoveu um verdadeiro show à parte para fazer desse um jogo histórico. O clube convidou mais de 100 mulheres importantes do futebol espanhol e da política e não cansou de reforçar a importância daquela partida na divulgação prévia. Resultado? Casa cheia, mesmo no inverno espanhol e em uma noite de chuva.
A jogadora Erika Vázquez, capitã do Athletic, disse que era possível sentir a energia da torcida já de dentro do vestiário. "Ficamos muito orgulhosas da nossa torcida. Entramos em campo com o maior público da Europa, isso é impressionante e realmente nos motivou ao longo do jogo a correr mais e buscar o resultado. Infelizmente não foi possível. Mas pelo público e pelo que isso representa, estamos muito satisfeitas", afirmou a atleta.
Para se ter um pouco da ideia do tamanho desse número no contexto do futebol feminino, ele está simplesmente entre os maiores de todo o mundo (considerando clubes). Superou até mesmo o já impressionante público da final da FA Cup (Copa da Inglaterra) do ano passado entre os times femininos de Arsenal e Chelsea com 45.423 torcedores no estádio.
E também todos os outros recordes da modalidade na Espanha – o anterior era de 2003, quanto o próprio Bilbao teve um público de 36 mil torcedores numa partida com o Híspalis, mas era uma partida que valia título. Nem mesmo a própria seleção espanhola que jogou neste mês contra os Estados Unidos em amistoso conseguiu um público perto disso – foram apenas 9.182 no estádio Rico Pérez de Alicante.
Mas não é à toa que esse recorde está vindo agora. Nos últimos cinco anos, a Espanha tem crescido bastante no futebol feminino. Varios dos clubes tradicionais do masculino já têm times fortes no feminino, como é o caso do próprio Athletic Bilbao, o Atletico de Madri e o Barcelona (tudo isso sem uma regra para obrigá-los, como está acontecendo agora no Brasil).
Além disso, há transmissões na TV de pelo menos um jogo por rodada e o interesse do público tem aumentado cada dia mais – comparando a temporada do Campeonato Espanhol feminino de 2016-2017 com a de 2017-2018, a audiência cresceu 40% segundo os dados oficiais da organização do torneio.
O investimento já tem dado resultado até na seleção. A Espanha foi campeã mundial sub-17 e vice-campeã mundial sub-20 no ano passado. Além disso, a seleção principal do país ocupa a 12ª colocação no ranking da Fifa, apenas duas abaixo do Brasil.
São fatos que só mostram o imenso potencial que o futebol feminino pode ter quando se investe nele de maneira correta e consistente. Não será mais tanta surpresa se a Espanha chegar às quartas ou a uma semifinal inédita de Copa do Mundo neste ano – lembrando que a seleção espanhola só disputou uma vez o Mundial (em 2015) e sequer passou da fase de grupos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.