Topo

Dibradoras

Com mudanças no time e gol de Marta, Brasil vence Japão no Torneio dos EUA

Roberta Nina

29/07/2018 21h56

Brasil derrota o Japão no Torneio das Nações (Foto: Reprodução/CBF)

A seleção brasileira entrou em campo neste domingo contra o Japão no Pratt & Whitney Stadium, em Connecticut. Após a derrota por 3×1 contra a Austrália em seu primeiro jogo do Torneio das Nações, era importante para o Brasil impor seu jogo e conquistar a vitória neste domingo. E ela veio!

O técnico Vadão promoveu mudanças significativas na equipe e realizou três alterações para este jogo. A goleira Bárbara cedeu lugar à Aline, Rayanne entrou no lugar de Poliana pela direita e Joyce fez o lado esquerdo no lugar de Tamires.

Com três alterações, a seleção brasileira derrotou o Japão por 2×1 neste domingo (Foto: Divulgação/CBF)

O primeiro tempo acabou sem gols, mas a goleira Aline mostrou bastante segurança debaixo das traves. Rayanne também teve uma postura bastante ofensiva e, em uma das oportunidades criadas pelo Brasil, tabelou com Marta, que exigiu uma bela defesa da goleira japonesa por volta dos 40 minutos do primeiro tempo.

O Japão apostou na velocidade e na ligação pelo meio de campo. A equipe da treinadora Asako Takakura perdeu duas chances de gol por falhas no momento de finalizar e Aline defendeu uma boa cobrança de falta das adversárias.

O primeiro tempo acabou em 0x0 (Foto: Divulgação/CBF)

Na primeira etapa, as japonesas buscaram mais o gol e conseguiam chegar ao ataque com facilidade, tocando a bola. O Brasil ainda demonstrou certa dificuldade na hora de ligar o meio-campo com o ataque e de trocar passes.

No segundo tempo, o Brasil voltou impondo seu ritmo de jogo e adiantou a marcação. Logo no início, Bia perdeu uma boa oportunidade ao ser desarmada no momento do chute e perto dos 30 minutos, Daiane quase abriu o placar após jogada ensaiada.

O jogo estava bem morno, com pouca criação para as duas seleções. Cinco alterações foram feitas na segunda etapa e uma delas teve papel importante para a vitória brasileifra.

Aos 30 minutos, o Brasil abriu o placar. A atacante Raquel – que entrou no lugar de Debinha – roubou a bola no campo de ataque e serviu Marta que limpou a marcação e balançou a rede japonesa.

Marta abriu o placar contra a seleção japonesa (Foto: Divulgação/CBF)

Aos 45 minutos, ainda deu tempo de Raquel aparecer mais uma vez e servir Bia Zaneratto que marcou o segundo gol da seleção. A camisa 16 deixou a marcadora no chão e finalizou de canhota para ampliar o placar. Lindo gol!

Aos 47 minutos, após cobrança rápida de escanteio, o Japão descontou o placar. Em um cruzamento na área, Masuya marcou o único gol do japonês no finzinho do jogo.

Pontos a destacar

A mudança no gol foi bastante importante. Na primeira partida contra a Austrália, a goleira Bárbara e o sistema defensivo brasileiro cederam dois gols às adversárias.

Aline, com 29 anos e 1,65m, foi muito segura no gol e, apesar de não ser tão exigida, estava sempre bem postada e apareceu quando foi preciso – em uma delas, na cobrança de falta perigosa de Yokoyama realizando boa defesa.

Para conhecer mais sobre a trajetória da goleira que joga no UDG Tenerife da Espanha, assista ao vídeo da CBF.

A lateral Rayanne – jogadora do Flamengo – entrou no lugar de Poliana e foi bastante acionada durante o jogo. Ofensivamente, fez a diferença e apareceu muito bem no ataque.

A zagueira Daiane – que defende o Avaldsnes da Noruega – fez sua segunda partida no Torneio e demonstrou bastante segurança, sempre na cobertura dos principais ataques, com bom posicionamento. É uma jogadora jovem e bastante promissora na posição.

Marta, a maior artilheira do Brasil (Foto: Divulgação/CBF)

Marta esteve em campo durante os 90 minutos das duas partidas disputadas pelo Brasil. É de se destacar o desempenho incansável da camisa 10 que tem buscado muito a bola para armar jogadas, mas que também parte em velocidade rumo ao ataque quando acionada.

Com este gol, Marta se isola ainda mais na artilharia da seleção brasileira.

Próximo confronto

Com o placar de 2×1 contra o Japão, a seleção brasileira é a terceira colocada no Torneio das Nações.

Para brigar pelo título, o Brasil precisa derrotar as americanas na quinta-feira (02/08). A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Toyota Park, em Bridgeview.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras