Topo

Dibradoras

Por Profut, Bahia faz parceria com São Francisco e terá time feminino

Renata Mendonça

02/05/2018 09h18

São Francisco tem tradição no futebol feminino baiano (Foto: Divulgação)

*Por Juliana Lisboa para a coluna ~dibre com dendê

Na semana passada, o Bahia finalmente confirmou o que já se ventilava há pelo menos um ano: a parceria com o São Francisco, maior campeão estadual e único representante do estado na Série A do Campeonato Brasileiro.Também não é novidade que essa parceria acontece pela obrigatoriedade do tricolor baiano em se adequar às normas do Profut e criar o time feminino, e não por ideologia.

O que tomou muita gente de surpresa é que a confirmação veio depois de várias declarações do presidente do clube, Guilherme Bellintani, que afirmou várias vezes que preferia montar uma equipe própria e capacitar os profissionais do próprio Bahia para isso.

Ainda não está muito claro quando se dará essa parceria: por enquanto, o São Francisco segue apenas com apoio da prefeitura do interior e recebe do tricolor baiano ajuda com uniformes e equipamentos. O Bahia afirma ainda que vai ajudar na captação de recursos para a equipe feminina.

Importante ressaltar que o São Francisco começou o Brasileirão ainda sem a chancela do Bahia no nome ou no escudo. Mas o tricolor baiano já confirmou que a parceria vai acontecer.

O que isso significa para o futebol feminino na Bahia? Ao meu ver, algumas mudanças. A primeira é que o Bahia deve, sim, colocar um dedinho próprio no futebol do São Francisco, que perdeu a hegemonia local nos últimos anos e fez uma temporada medíocre no Brasileiro do ano passado.

Na estreia desse ano, contra o Corinthians, um dos favoritos ao título, perdeu na Arena de Itaquera por 4 a 1. Já no segundo jogo, nesta quarta-feira, o resultado foi uma vitória por 5 a 3 contra o Pinheirense em casa. Por isso acredito que vêm aí jogadoras novas para o próximo ano, mas, principalmente, uma nova comissão técnica.

Mais equipes baianas no Brasileirão A2

O Lusaca-Cajazeiras, atual campeão baiano, também perdeu na estreia, fora de casa. A equipe visitou o São Gonçalo, em Ceará, e foi derrotada por 2 a 0. Um resultado ruim para as meninas e especialmente para a comissão técnica (que foi do São Francisco por muitos anos) que sonha com o acesso à Série A. No entanto, nesta semana, a equipe baiana se recuperou e venceu o Sampaio Correa em casa por 5 a 2.

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

O Vitória venceu na estreia: bateu o Botafogo-PB em casa, no estádio de Pituaçu, por 1 a 0. O gol foi de Verena, atacante que já está na sua segunda excelente temporada pelo Leão da Barra. Já  na segunda rodada, o time baiano conseguiu uma vitória ainda mais expressiva: 5 a 0 sobre o Tiradentes (PI) fora de casa.

Assim como o Lusaca, o Vitória tem como meta deixar para trás a péssima campanha na Série A do ano passado (em que foi rebaixado sem ganhar sequer uma partida) e reconquistar o acesso à primeira divisão. Os  dois primeiros triunfos são um excelente começo para atingir esse objetivo.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras