Topo

Dibradoras

A volta do centenário Clássico-Rei ao futebol feminino após 10 anos

Dibradoras

02/09/2019 15h15

Foto: Jessyka Freitas

*Por Jessyka Freitas, de Fortaleza (CE) especial para as ~dibradoras

A boa fase do futebol cearense não se restringe aos homens. Com Ceará e Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro, as duas equipes começam a se estruturar cada vez mais em todos os setores.

Diante disso, o constante crescimento do futebol feminino – e também a resolução da CBF e Conmebol, que obrigam equipes da série A do Brasileiro masculino a terem equipes femininas – fez com que os dois gigantes do Nordeste brasileiro investissem na modalidade.

E justamente no ano em que o Clássico-Rei completa seu centenário, as equipes femininas de Ceará e Fortaleza se enfrentaram no último domingo, 1, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, após 10 anos.

As equipes disputaram mais uma partida do Torneio de Desenvolvimento do Futebol Feminino Sub-20. O torneio é válido pelo Campeonato Cearense da categoria. Pela terceira rodada do certame, o time alvinegro saiu com vitória por 2 a 1 e se manteve invicto, com 100% de aproveitamento.

O duelo foi marcado pelo bom nível técnico entre as duas equipes. Foram shows de passes, ataques, belíssimas defesas, e com direito a um golaço de fora da área.

As Meninas do Vovô, como são carinhosamente chamadas pela torcida, comandadas pelo técnico Sérgio Alves, eterno ídolo alvinegro, abriram o placar logo no primeiro tempo, com gols de Jussara (14), e um golaço de Bia (10), os dois gols que deram a vitória ao clube no final da partida.

Foto: Jessyka Freitas

Já as tricolores, comandadas por Francisco José, tentaram diminuir o placar no segundo tempo e conseguiram, com gol de pênalti marcado por Bárbara (16).

Apesar do gol logo no início, o forte calor na capital atrapalhou o rendimento físico das atletas. Melhor preparado, o Ceará teve oportunidade de ampliar, mas parou no travessão em duas ocasiões.

Experiência conta

Apesar de jovens, algumas jogadoras do Ceará já têm uma certa cancha nos gramados nacionais. Lorrana, Thaiane, Larisse, Bia, Gisele, Natiele e Daiene fizeram parte do plantel que quase conseguiu o acesso para a Série A1 e devem disputar o Campeonato Cearense na categoria profissional.

 

Pelo lado Tricolor, campeão cearense em 2010, o projeto é recente, com investimento menor, mas com grande organização e estrutura para que o futebol dentro de campo seja exercido da melhor forma.

O Ceará segue invicto no torneio, vencendo mais um jogo. Já o Fortaleza, ainda busca a primeira vitória após dois empates e uma derrota.

Os dois times seguem na competição em preparação para o Campeonato Cearense que irá acontecer no final do mês de setembro.

Alguns problemas

O fortalecimento do futebol feminino no Estado é recente, por isso alguns problemas ainda são detectados. Por exemplo, os portões para acesso do público foram abertos poucos minutos antes do confronto começar, o policiamento demorou a chegar e nenhuma lanchonete estava aberta para os torcedores.

Apesar de um horário pouco usual no futebol, às 09h30 de um domingo, a torcida se fez presente no jogo, onde a maioria eram mulheres, crianças e famílias.

Duelo importante

Com duas das camisas mais pesadas do Nordeste, o futebol feminino ganha força e visibilidade. O confronto entre os dois mostrou um pouco do potencial que os projetos têm e o nível que podem chegar. Falta muita coisa, mas o caminho vem sendo promissor.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras