Topo

Dibradoras

No 1º treino de Pia, Andressa Alves lembra: 'Existem craques além de Marta'

Roberta Nina

26/08/2019 20h17

Seleção treina em São Paulo (Foto: dibradoras)

A seleção feminina de futebol está em São Paulo para participar do Torneio Internacional nos dias 29 de agosto e 01 de setembro, no Estádio do Pacaembu, contra as seleções do Chile, Argentina e Costa Rica. Esta será a primeira competição em que o time brasileiro será treinado por Pia Sundhage. 

Sem jogar no país desde 2016, quando disputou o Torneio Internacional de Manaus, o time brasileiro treinou nesta segunda-feira no CT do São Paulo Futebol Clube, localizado na Barra Funda. 

A jogadora Cristiane, que se recupera de lesão, estava presente no CT do clube tricolor, realizando atividades em campo e também falou com as jogadoras da seleção.

Cristiane, Formiga e Andressa conversam pós-treino (Foto: dibradoras)

Diferente de outras épocas e impulsionado pelo alcance positivo da Copa do Mundo na França, o coletivo brasileiro foi acompanhado de perto por muitos jornalistas dos principais veículos do país – tanto na imprensa escrita como na televisiva. Mais de 30 pessoas registraram a presença das atletas em solo paulista e muitos aproveitaram também para conhecer melhor o elenco feminino.

As três comissões juntas: principal, sub-20 e sub-17 (Foto: Mauro Horita/CBF)

Além da presença das atletas e comissão técnica da seleção principal, estiveram presentes no primeiro treino de Pia Sundhage os profissionais recém-contratados para cuidar da equipe feminina de base: Jonas Urias (treinador da seleção sub-20), Simone Jatobá (treinadora da seleção sub-17) e Maravilha (preparadora de goleiras da sub-17).

É de se valorizar esse encontro e a integração de todas as comissões técnicas, trocando ideias e experiências pensando exclusivamente no futebol feminino dentro da CBF, algo praticamente inédito por ali.

Em campo

Com os recentes cortes de Thaisa (lesão do músculo gastrocnêmio da perna esquerda, grau 2) e de Marta (lesão muscular do bíceps femoral da coxa esquerda, grau 2), a técnica Pia convocou a meio-campista Aline Milene, da Ferroviária, para a disputa dos dois jogos. Para ocupar a vaga de Marta, a comissão técnica ainda está avaliando a possibilidade de convocar outra atleta. 

Em pouco mais de uma hora, as atletas fizeram um rápido aquecimento para condicionamento físico e depois partiram para o treinamento de posicionamento e posse de bola, divididas em dois grupos e em campo reduzido.

Pia passou todas as instruções em inglês e foi auxiliada por Fabinho Guerreiro, o preparador físico da equipe, que fazia a tradução para as atletas. Formiga também ajudou a passar informações para as atletas, como Ludmilla, por exemplo. Sempre muito participativa, em alguns momentos da atividade, Pia soltou elogios e chegou a simular palmas mostrando satisfação pela movimentação e troca rápida de passes entre as atletas.

Pia acompanhando a atividade proposta bem de perto (Foto: dibradoras)

A treinadora sueca falou e gesticulou bastante durante todo o treino. No momento do coletivo, em que formou duas equipes para aperfeiçoar especialmente jogadas e cruzamentos pela linha de fundo, Pia observou cada toque de bola bem de perto – algo que não acontecia com Vadão, por exemplo, já que era seu auxiliar Fabrício quem propunha e acompanhava o trabalho das jogadoras em campo.

Durante o coletivo, Pia formou um time – que pode ser semelhante ao titular durante as competições – com Bárbara; Fabi Simões, Bruna Benites, Érika e Joyce; Formiga, Luana e Andressa Alves; Debinha, Bia Zaneratto e Ludmilla. A outra equipe estava formada por Aline; Letícia Santos, Kathleen, Mônica e Tamires; Yaya, Aline Milene e Raquel; Millene, Geyse e Chú. 

Pia Sundhage acompanha treino de perto (Foto: dibradoras)

Para finalizar as atividades, a comissão propôs para as atletas o desafio de acertar o travessão com chutes de fora da área. Somente a zagueira Erika conseguiu atingir o alvo.

Coletiva de imprensa

Millene, artilheira do Corinthians, e Andressa Alves, jogadora da Roma atenderam os jornalistas após o treino e valorizaram bastante o trabalho de Pia Sundhage. "A bagagem dela só tem a agregar em nossa seleção. Tenho certeza que a seleção vai ser ofensiva, vamos pra cima e buscar as vitórias", declarou Millene.

Millene e Andressa na coletiva pós-treino (Foto: dibradoras)

Andressa detalhou o trabalho que a técnica propôs para a equipe neste primeiro treinamento. "Tivemos um breve contato com ela hoje depois do almoço. O treino de hoje teve como objetivo chegar na linha de fundo e fazer cruzamentos, que ela disse que é um deficit nosso, que dificilmente chegamos na linha de fundo, então ela começou a mudar essa parte. Acho que com o decorrer dos dias ela vai nos mostrando o que quer. Hoje à noite teremos uma outra reunião onde acredito que ela vai começar a nos passar o que quer da gente no jogo contra a Argentina e no segundo jogo", revelou.

Andressa também declarou que acredita que Pia espera do Brasil uma seleção bem organizada taticamente, que tenha uma postura defensiva muito boa e que seja agressiva ofensivamente.

A jovem Yaya treinando pela seleção principal pela 1ª vez (Foto: dibradoras)

As duas jogadoras lamentaram a ausência da capitã e camisa 10 do Brasil, mas ressaltaram que existem outras jogadoras que estão surgindo e se preparando para dar o melhor em campo quando forem acionadas.

"Marta é a Marta, ela sempre vai fazer falta pra gente. Fico muito triste que ela tenha se lesionado porque ela estava fazendo uma temporada boa no Orlando (Pride, time dos Estados Unidos onde joga). Ela sabe que é uma peça fundamental, como a Formiga e a Cris, que também está lesionada, e são os pilares da seleção. Mas que a gente não se apegue só às três porque um dia elas vão parar e vão surgir outras Yayas, outras Millenes, que estão arrebentando no Brasileirão. Temos que começar a abrir a cabeça, o futebol brasileiro tem muitas craques além das três", afirmou Andressa. 

Torneio Internacional

Os jogos acontecerão em rodada dupla com Costa Rica e Chile abrindo a competição no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 19h, no Pacaembu. Na sequência, o Brasil entra entra em campo contra a Argentina às 21h30. A decisão acontece no dia 01 de setembro (domingo) quando os perdedores da rodada inicial decidem a 3ª colocação às 10h. A final acontece em seguida, às 13h30.

Os ingressos podem ser comprados no site da TS Tickets. As entradas custam a partir de R$ 20 (arquibancada) e R$ 24 (cadeiras numeradas), com direito à meia-entrada. A venda nas bilheterias do Pacaembu serão abertas apenas na semana do torneio, caso sobrem ingressos. As partidas terão transmissão do SporTV.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras