Topo

Dibradoras

#UmSóCorinthians: Uma noite de futebol feminino no Pacaembu

Roberta Nina

10/05/2019 11h20

No final da partida, o time foi cumprimentar a torcida (Foto: dibradoras)

Colaboraram Angélica Souza e Maria Victoria Poli

Com o apoio da torcida, o Corinthians entrou em campo no Pacaembu nesta quinta-feira (09/5) para enfrentar o Iranduba pela 8ª rodada do Brasileirão Feminino. Com muito toque de bola e inúmeras chances criadas, a vitória alvinegra por 3×1 colocou o Timão na briga pelo topo da tabela, mas ainda aguarda o resultado de Santos e Flamengo – os líderes do campeonato – que ainda se enfrentarão no sábado (11/5), também no Pacaembu.

Noite das mulheres

No caminho para o estádio, era possível ver a movimentação da torcida rumo à arquibancada. Um moço que dirigia um táxi próximo à Avenida Doutor Arnaldo perguntou:

– O Corinthians está jogando hoje no Pacaembu? Contra quem?

E a torcedora que passava respondeu:

– É o time feminino, vai enfrentar uma equipe de Manaus.

Equipe do Iranduba, de Manaus (Foto: dibradoras)

O estranhamento por parte de algumas pessoas ainda é aceitável, afinal não é todo dia – ou melhor, toda noite – que um grande estádio da cidade abre seus portões para um jogo de futebol feminino. Sem dúvida, aquele era um momento especial para muitas jogadoras e também para os torcedores.

Comandado por Arthur Elias, o time do Parque São Jorge tem apenas uma derrota no campeonato (justamente para o líder, Santos) e com a vitória chegou aos 21 pontos. Já o Iranduba não faz uma boa campanha, ocupa a sétima posição e vem de sequência ruim de resultados.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, o Corinthians abriu o placar com Gabi Nunes, que pegou o rebote do chute de Millene. Nesse momento, a torcida ainda estava entrando no estádio, já que a bilheteria da entrada principal do Pacaembu não estava funcionando. Para a comprar os ingressos, o torcedor precisava se dirigir aos guichês localizados na parte lateral do estádio e todo o processo de impressão dos ingressos levava certo tempo.

O segundo gol saiu na sequência, após um contra-ataque mortal do time corinthiano e troca de passes entre Giovanna Crivelari, Milene e Adriana, que empurrou pras redes.

As arquibancadas começaram a encher e embalado pelo tradicional "poropopó", o Timão guardou mais um. Gabi Zanotti carregou a bola pelo meio-campo, serviu Millene, mas a goleira da equipe manauara defendeu. Giovanna estava a postos e ampliou o placar para 3×1 ainda no primeiro tempo.

Milene Domingues, ex-jogadora e embaixadora do futebol feminino no clube destacou durante o intervalo do jogo que a união das duas organizadas na arquibancada – Gaviões da Fiel e Camisa 12 – foi emocionante. "Espetacular. Bastou as torcidas se juntarem que saiu o gol. Pra mim é um sonho realizado, estar no Pacaembu, ver essas jogadoras onde elas estão, ônibus especial com o logotipo o futebol feminino. Então, a modalidade está chegando onde a gente queria que estivesse. Ainda falta muito, eu sei, mas é um largo passo que nós demos. E parabéns para a torcida que arrepia!"

Mesmo com folga no placar, o Corinthians não parou de "amassar" o Iranduba no segundo tempo. O time de Manaus mal conseguia trocar passes mas, ainda assim, marcou seu gol de honra aos 23 minutos, com Cinara. No restante do tempo, o time da casa tabelou rumo ao gol e criou boas chances, mas o placar ficou assim mesmo, 3×0.

Pós-jogo com a torcida

Assim que a árbitra apitou, as jogadoras foram agradecer o apoio do público. Deram a volta no estádio e pararam em alguns pontos para tirar fotos com a torcida e fãs. A zagueira Erika foi uma das últimas a deixar o gramado rumo ao vestiário. Atendeu os amigos, fãs e crianças enquanto sua mãe a esperava sair.

Jane, mãe de Erika,na torcida pela filha (Foto: dibradoras)

Jane disse às dibradoras que não torce para nenhum time, mas que veste a camisa do futebol feminino. "Desde quando a Erika era pequena eu a acompanho. Onde ela joga eu estou por perto", revelou a mãe orgulhosa.

A zagueira classificou a noite desta quinta como sensacional e um marco para a modalidade. "Muito importante pra gente, para o Corinthians e para o futebol feminino. Tenho só agradecer a todos que vieram em plena quinta-feira à noite que agora irão pegar o ônibus e voltar pra casa. Sei que é assim porque minha família que está aqui vai fazer a mesma coisa", falou às dibradoras.

Faltando menos de um mês para a estreia do Brasil na Copa do Mundo contra a Jamaica, a zagueira também falou sobre a expectativa da convocação e da participação em mais um Mundial. "Primeiro esperar a lista sair no dia 16, mas a gente trabalha pra isso. Sabemos que foi um pouco complicado esses últimos jogos, mas isso só nos dá mais força para que a gente chegue lá e surpreenda muitas pessoas que, infelizmente pensam um pouquinho negativo", declarou.

Jogadoras do Corinthians agradecendo o apoio do público (Foto: dibradoras)

Adriana, atacante do Corinthians e da seleção, jogou no Pacaembu pela primeira vez na carreira e também ressaltou a presença da torcida. "Emoção muito grande. Nunca tinha jogado aqui, mas hoje foi um espetáculo. A torcida compareceu, a gente fez um bom jogo e conseguiu a vitória, que era o mais importante", declarou a jogadora que está ansiosa pela divulgação da lista convocatória da seleção brasileira.

Gabi Nunes, uma das artilheiras do time, valorizou a noite de futebol feminino no Pacaembu e segue de olho na liderança do campeonato. "Hoje foi um dia muito especial pra gente e pro futebol feminino. Muito feliz por ter feito um gol aqui onde eu já tinha jogado na época da base, quando comecei. E hoje também fiz um gol pelo mesmo lado que havia feito o outro. Foi legar ter marcado de novo e ver minha família e meus amigos aqui. Foi muito gratificante. Estamos focadas em ganhar nossos jogos e vamos torcer por um empatezinho no sábado (entre Santos e Flamengo) pra dar tudo certo pra gente", disse.

O público final da partida foi de 5.387 pessoas e próximo jogo do Corinthians pelo Brasileirão Feminino será no dia 18 de maio (sábado) contra o Vitória (PE), às 14h, no Parque São Jorge.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras