Topo

Dibradoras

Manchester United se junta a grandes da Inglaterra e terá time feminino

Renata Mendonça

28/05/2018 10h44

Com os principais rivais conquistando espaço no futebol feminino, o Manchester United decidiu também investir na modalidade e terá uma equipe disputando a segunda divisão do Campeonato Inglês na temporada 2017-2018.

O anúncio foi confirmado oficialmente no site oficial do clube nesta segunda-feira. Agora com o United, todos os principais clubes ingleses terão times femininos disputando as ligas locais: Manchester City, Chelsea, Arsenal e Liverpool já investiam na modalidade.

O "Manchester United Women", como será chamada a equipe feminina, terá sede no antigo centro de treinamento "The Cliff", em Salford, que está sendo reformado para receber as mulheres.

Segundo o vice-presidente do United, Ed Woodward, o time feminino seguirá a mesma filosofia que o clube adota em todas as categorias.

"Faremos anúncios muito importantes nos próximos dias e semanas. Começar um time profissional do zero é um desafio, mas muito recompensador e nós faremos todos os esforços para oferecer a melhor estrutura para o time feminino ter todo o sucesso e honrar a tradição que temos neste clube", afirmou.

Essa é a primeira vez que o Manchester United investirá inteiramente no futebol feminino profissional – antes, em 2000, o clube chegou a fazer apenas uma parceria com outra equipe feminina que durou só até 2005 -, uma iniciativa que vem em um momento em que a modalidade está em grande desenvolvimento na Inglaterra. Na última Champions League, pela primeira vez dois times ingleses chegaram às semifinais – Chelsea e Manchester City.

O Manchester United até então só tinha projetos de cunho social relacionados ao futebol feminino. Pela Manchester United Foundation, o clube organizava programas para meninas jogarem futebol nas escolas e comunidades de Manchester e mantinha uma parceria com a South Manchester Girls Football League, que desenvolve projetos de iniciação no futebol feminino.

O Manchester United disputará a segunda divisão do Campeonato Inglês ao lado de clubes como Aston Villa, Charlton Athletic, Doncaster Rovers Belles, Durham, Leicester City, Lewes FC, London Bees, Millwall Lionesses, Sheffield FC Ladies, Sheffield United Ladies e Tottenham Hotspur.

A temporada para o United Women começará entre agosto e setembro. A MUTV, tv oficial do clube, irá transmitir alguns dos principais jogos.

Sobre as autoras

Angélica Souza é publicitária, de bem com a vida e tem um senso de humor que, na maioria das vezes, faz as pessoas rirem. Alucinada por futebol - daquelas que não pode ver uma bola que já sai chutando - sabe da importância e responsabilidade de ser uma mulher com essa paixão. Nas costas, gosta da 10, e no peito, o coração é verde e branco e bate lá na Turiassú. Renata Mendonça é apaixonada por esporte desde que se conhece por gente. Foi em um ~dibre desses da vida que conseguiu unir trabalho e paixão sendo jornalista esportiva. Hoje, sua luta é para que mais mulheres consigam ocupar esse espaço. Roberta Nina é aquariana por essência, são-paulina por escolha e jornalista de formação. Tem por vocação dar voz às mulheres no esporte.

Sobre o blog

Futebol não é coisa de mulher. Rugby? Vocês não têm força para jogar... Lugar de mulher é na cozinha, não no campo, na quadra, na arquibancada. Já ouviu isso muitas vezes, né?! Mas o ~dibradoras surgiu para provar justamente o contrário. Mulher pode gostar, entender e praticar o esporte que quiser. E quem achar que não, a gente ~dibra ;)

Dibradoras